Lugares que ainda vou conhecer #2 – Turquia

A Turquia, o berço de diversas civilizações antigas, localiza-se entre Asia ( aproximadamente 97% do pais) e a Europa, entre o mar negro e o mar mediterrâneo. A língua oficial é o turco, porém existe uma minoria étnica curda no pais bastante significativa, tornando o curdo a segunda língua mais falada. A moeda oficial do pais é Lira Turca e a maioria religiosa é islâmica. O país, também chamado de República Turca é hoje uma democracia, mas foi até 1922 uma monarquia e em 1997 sofreu um golpe militar. Está desde 2005 tentando fazer parte da União Européia, mas ainda não obteve sucesso. Desde 2004 fez um acordo com o Brasil e hoje, pessoas portadoras de passaporte brasileiro que irão permanecer na Turquia até 90 dias não precisam de visto.

Istambul

Mesquita Azul, Istambul

Istambul foi a capital de diversos impérios na antiguidade e é hoje a capital da Turquia. Sendo a maior cidade da Europa e a unica cidade no mundo localizada em dois continentes reúne uma mistura histórica e cultural interessante e unica. Pelas ruas da cidade é possível encontrar diversas mesquitas de milhares de anos, e até mesquitas que já foram igrejas católicas. Mas como toda cidade grande e cosmopolita Istambul não é só feita de história, museus e mesquitas. A cidade recebe visitante de todos os lugares do mundo e possui uma vida noturna movimentada, com diversos bares e casas noturnas geralmente seguindo os modismos europeus. A bebida alcoólica é proibida no islamismo e por isso recebe muito impostos, e acaba chegando a um valor alto para o consumidor final.

Capadócia

Balões na Capadócia

O deserto turco foi formado por diversas explosões vulcânicas a milhares de anos atras, que com o tempo, vento e chuva sofreu erosão formando uma curiosa vista. Na capadócia é possível encontrar cidades antigas inteiras subterrâneas, como como Derinkuyu que é um complexo de túneis que chegou a abrigas uma população de 10 mil pessoas. Para entrar no clima é possivel inclusive se hospedar em um albergue / caverna.
Esse lugar é considerado um dos melhores do mundo para a pratica do balonismo e é onde tiram-se essas famosas fotos, como a que publiquei, dignas de fundo de tela do windows. O passei não é nada barato, ficando em torno de 120 / 160 euros, com pechincha. Mas que já fez, garante que vale a pena! No youtube é possível encontrar alguns videos do passeio. Reza a lenda que foi por lá também que nasceu São Jorge, e há até um roteiro em sua homenagem.

Definitivamente não faltam motivos para ir dar uma volta por esse curioso país que é Turquia. Seja de mochila, seja de balão, algum dia ainda passo por lá.

Fontes: Wikipedia, Viagem da Abril, Sair do Brasil, Saga Oriente Médio e claro Mochileiros.com

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s