Blocos de rua no Rio

Adoro os blocos de rua do Rio! Há vários anos prefiro passar o carnaval aqui do que viajar. Gosto de aproveitar essa época do ano em que tudo é mais divertido, colorido, molhado e quente. Se essa é a sua primeira vez vindo passar o carnaval no Rio fiz este post que dão algumas dicas de sobrevivência para não passar aperto. Todas elas baseadas em situações vividas por mim ou por amigos, que com o tempo nos ensinaram algumas lições.

Já passei carnaval com namorado, com família, com amigas da faculdade, da escola, com amigos de fora do Rio e acho que não me cabe aqui dizer quais blocos são mais legais. A minha opinião pode ser bem diferente da sua e os blocos que eu amo não te encherem os olhos. Por isso, decidi classificar alguns dos blocos que conheço.

Primeiro separei por lugares em que os blocos saem, descrevendo o clima do bloco, como as pessoas vão, que tipo de música toca em cada bloco e etc. Lembrando que estou generalizando e com isso sempre há exceções que confirmam as regras aqui inventadas por mim.

Separei alguns blocos bem conhecidos também por tipo de música e ou formação. Desta forma também dá uma ideia de o que você irá encontrar em cada bloco. Assim não dá para cair em furada.

Lugares e Climas

1) Blocos na praia

Empolga_LPA

Os blocos na praia normalmente acontecem de manhã ou fim de tarde / noite. Costumam ficar bem cheios já que, além das pessoas que foram por causa do bloco, tem a galera que fica animada da areia e vem de sunga e biquíni mesmo. Como é feriado, as ruas das praias fecham e vários blocos saem por ali. Por isso, é fácil trocar também de bloco se algum ficar chato. Você encontra algumas pessoas com adereços de fantasia, mas a grande maioria esta com os adereços por cima da roupa de praia. Os blocos costumam sair com grandes carros de som. Alguns desses blocos possuem “o samba do ano” que é um samba enredo que fala um pouco sobre o bloco e sobre os últimos acontecimentos. Outros tocam músicas variadas inspiradas e homenageando bandas e artistas.

2) Blocos em Santa Teresa

Carnaval Santa_LPA

Ao contrario dos blocos que saem na praia, os blocos de Santa Teresa saem sem carro de som. As ruas por lá são íngremes, de paralelepípedo e estreitas. Isso pode significar que você vai ficar tão longe da banda que só vai ouvir a galera cantando. Normalmente, quem vai para esses blocos vai BEM fantasiado e com fantasias incríveis, em grupo e as vezes super elaboradas. Já ouvi dizer que parece carnaval de Olinda e já ouvi que parece carnaval de antigamente, se você quer alguma referência.

3) Blocos no Aterro do Flamengo ou nas grandes ruas do centro (av. Rio Branco, primeiro de março)

Banga_LPA

A prefeitura começou a tentar organizar os grandes blocos de carnaval para TENTAR fazer a cidade não parar completamente. Com isso, transferiu alguns dos maiores blocos para esses dois pontos que são locais amplos, que já fecham em feriado mesmo, fáceis de chegar. Os blocos saem em grandes carros de som e as vezes até com estrutura extra de caixas de som. As pessoas costumam ir fantasiadas.

4) Blocos na Tijuca, Grajaú, Vila Isabel, Maracanã

A maioria dos blocos na tijuca que já fui tem um clima meio família e vizinho, sabe. Vovô acenando da janela, criança brincando por perto. Boa parte deles acontecem nas praças dos bairros, alguns tem palco montado inclusive. Também tem alguns blocos boêmios, organizados por bares ou apoiado por eles. Algumas pessoas vão fantasiadas, mas não são todas.

5) Blocos na Zona Oeste e restante da Zona Norte

O Rio tem um grande problema que é ser uma cidade partida. Tanto pela geografia da cidade – que tem morro por tudo quanto é lado – quando por oportunidades, segurança, facilidade de transporte, etc. Como sempre morei, estudei e trabalhei na Zona Norte (mesmo assim na Tijuca e no Maracanã), Zona Sul e Centro confesso que conheço muito pouco dessas bandas. Sei que tem vários blocos por lá, alguns históricos inclusive mas eu mesma não saberia chegar sozinha. Mas se você turista tiver a oportunidade de conhecer esses outros lados da cidade, certamente sairá do Rio com outra visão da cidade.

Sons e Formação

Blocos que tocam um único estilo

– Céu na Terra (Marchinha)
Cordão do Boi tata (Marchinha)
Cordão do boi tolo (Marchinha)
Gigantes da Lira (Marchinha – infantil)
Ansiedade (frevo)
Orquestra Voadora (fanfarra)
Fogo e Paixão (brega)

Fogo e Paixão_LPA

Blocos que tem repertorio variado (rock, samba, forró, pop)

– Empolga às 9
– Bangalafumenga
– Monobloco
– Bloco da Preta
Bloco Brasil
Turbilhão Carioca
Quizomba
Bloco Virtual

Blocos que fazem versões da obra de um artista/estilo específico

Sargento Pimenta (Beatles)
Exalta Rei (Roberto carlos)
Brasilia Amarela (mamonas assassinas)
– Super Mario Bloco (video game)
Pipoca e Guaraná (cultura pop – cinema, desenhos e propagandas)
– Triler Elétrico (Micon Jackson)
– Bloco pra Iaiá (Los Hermanos)

Blocos que tem seus próprios sambas

– Empolga às 9
Bloco Simpatia é Quase Amor
– Bloco de Segunda

Blocos realizados por um grupo específico de pessoas

Bloco Cineastas_LPA

Quero exibir meu longa (cineastas)
Me beija que eu sou cineasta (cineastas)
Imprensa que eu Gamo (Jornalistas)
Desliga da Justiça (advogados)

Blocos que começaram em 1900 e bolinha

Cordão do Bola Preta (Começou em 1918 – Sambas e Marchinhas)
Bafo da Onça (Começou em 1956 – Sambas)
Cacique de Ramos (Começou em 1961 – Sambas)
Banda de Ipanema (Começou em 1965 – Marchinhas)

————————————————————————–

Muita informação, né?

Mas isso não é nem metade dos blocos que rolam na cidade. Para a lista completa para o carnaval 2015 basta clicar aqui.

Anúncios

2 pensamentos sobre “Blocos de rua no Rio

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s